1595253111526.png

ARTE CONTEMPORÂNEA NA ESCRITA DE MULHERES [CURSO ONLINE]

Um curso de investigação da arte contemporânea com embasamento teórico na produção intelectual de mulheres historiadoras, críticas, teóricas e curadoras de arte. Vemos cada vez mais o número de projetos e cursos dedicados a falar de mulheres artistas, como por exemplo o nosso teto aqui. Mas esquecemos muitas vezes de citar a contribuição teórica de mulheres a partir dos anos 1960 para o estudo dos principais assuntos da arte, principalmente da contemporânea.

 

QUINTAS de 19 às 21h | Total: 4 horas

SEM DATA DEFINIDA

Você pode assistir a aula gravada caso não possa nesse dia e horário.

AS VAGAS SÃO LIMITADAS

SOBRE

Depois do lançamento do curso sobre Mulheres Artistas na História da Arte damos continuidade ao nosso foco das produções de mulheres, agora do ponto de vista da história, teoria e crítica da arte. Neste módulo 1 serão abordados 4 tópicos (desmaterialização, espaço, campo ampliado e crítica institucional) fundamentais para compreender a produção contemporânea. A partir da leitura e reflexão de textos emblemáticos de 4 autoras (Rosalind Krauss, Miwon Kwon, Lucy Lippard e Andrea Fraser) falaremos sobre arte conceitual, minimalismo, land art, performance e muitas outras manifestações importantes a partir da segunda metade do século 20. Veremos diversas obras de artistas e outrxs teóricxs citados pelas autoras.

2 encontros 4 teóricas.

QUANDO E ONDE

QUINTAS de 19 às 21h | Dias 13 e 20 de agosto

Nossos encontros acontecerão através plataforma de reuniões online (você será orientadx após se inscrever).

Mora em outro país ou tem outro compromisso no horário das aulas? Você pode assistir o curso gravado.

 

PRA QUEM É ESSE CURSO

 

 Para pessoas interessadas em História da Arte, historiadorxs da arte em formação, para artistas e criativxs potencializarem seus trabalhos.

PROGRAMA

AULA 1

 

Lucy Lippard: arte conceitual e a desmaterialização da arte

Rosalind Krauss: escultura no campo ampliado

Aula 2

Miwon Kwon: anotações sobre site-specificity (pós-minimalismo)

Andrea Fraser: da crítica às instituições a uma instituição da crítica

INVESTIMENTO

CURSO ONLINE

R$ 180,00 pelo PAYPAL ou Transferência Bancária

As aulas ao vivo são dinâmicas e elaboradas através de pesquisa e conteúdo de qualidade. Focamos nos processos artísticos e em produções potentes e relevantes.

Você sairá do curso com uma super bagagem artística-cultural e conhecendo mais sobre a História da Arte. 

 

Você poderá receber a aula gravada caso não consiga assistir ao vivo e terá o prazo de 48 h para assistir.

 

Enviamos email depois de cada aula com material de leitura e visual para complementar o conteúdo abordado.

Se o alunx desejar emitimos certificado digital para comprovação de horas complementares.

CANCELAMENTO E REEMBOLSO

 

Será reembolsado 100% do valor se o cancelamento for realizado em até 5 dias antes do começo do curso. Em caso de desistência entre 4 e 2 dias antes do curso será reembolsado 80%. Caso o cancelamento seja realizado 1 dia antes será reembolsado 50% do valor. Depois desse período não haverá reembolso podendo transferir seu curso para outra pessoa ou fazer a reposição em outra turma que venha a abrir.

 

Caso o evento seja cancelado (por motivo de força maior ou por não atingirmos o número mínimo de inscritos) iremos reembolsar o valor integral a todos os inscritos e estes serão comunicados previamente.

 

DÚVIDAS: mande um direct aqui ou

escreva PARA MIM AQUI.

20200529_181647_edited.jpg

ISABEL CARVALHO

Historiadora da arte (UERJ), mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF). Atua como professora de História da Arte desde 2013 em instituições de cultura no Rio de Janeiro e Petrópolis, como SESC e Imperator (centro cultural de referência na cidade do Rio de Janeiro). Desenvolve trabalho como produtora de conteúdo de arte desde 2018, tendo participado da cobertura de duas Feiras de Arte internacionais. Recebeu o primeiro lugar no prêmio Evanildo Bechara de incentivo à ciência em 2012 com a pesquisa sobre os arquivamentos virtuais em práticas coletivas na arte (publicada no livro Fronteiras: arte, imagem, história. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue editorial, 2014, v. , p. 191-200 de Sheila Cabo Geraldo) e convidada para apresentar sua pesquisa na 65a edição da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Vem elaborando conteúdo para o @umtetoseu desde outubro de 2019. Página destinada a refletir sobre arte contemporânea e processos artísticos, sobretudo das mulheres artistas.