Gentileschi_judith1 (1).jpg

Mulheres artistas

na história da arte ~ ed. 13

IMERSÃO ONLINE COMPLETA 

PRÓXIMA TURMA: Fevereiro 2023!

Terças ou quartas de 19 às 21h pelo ZOOM

as aulas ao vivo serão gravadas e disponibilizadas para quem se inscreveu na modalidade "gravado"

Ao olharmos mais atentamente o estudo e a escrita da história da arte vemos a repetição de diversas concepções que enfatizam a natureza individual da criatividade e genialidade de homens brancos. Iniciamos nosso curso com três aulas que previnem criticamente os métodos usados pela história da arte para construir a imagem de artista genial e as limitações de artistas classificadas como "mulheres" dentro de uma sociedade patriarcal e sexista. Além disso, apesar do curso seguir uma proposta linear nosso objetivo é desconstruir uma história da arte dominante para refletirmos sobre os cânones vigentes. Para além de uma história somente pautada por biografias e anedotas, o que buscamos é refletir sobre estas produções dentro de contextos e ideologias problemáticas. E o mais legal é que depois de fazer este curso você nunca mais vai olhar para a arte do mesmo jeito. Em todas as edições temos mantido o compromisso de oferecer 3 bolsas integrais para pessoas que não podem pagar o curso, porque acreditamos que o ensino e a arte podem ser transformadores.

É um dos cursos mais completos sobre o assunto que abrange a produção de artistas mulheres desde o século 16 (dando uma passada na antiguidade e idade média) até a contemporaneidade abarcando também produções para além da europeia e norte americana.

*todos os encontros ao vivo serão gravados 

Seja avisade em primeira mão

"A história da arte trata de um aspecto desta produção cultural – a arte - como objeto de estudo; mas a própria disciplina também é um componente crucial da hegemonia cultural exercida pela classe, raça e gênero dominantes. Por isso é importante desafiar as definições."

-- Griselda Pollock, Vision, Voice and Power

10.jpg

"Penso com frequência e profundamente sobre mulheres e trabalho, sobre o que significa ter o luxo do tempo – tempo para organizar pensamentos, tempo para trabalhar sem perturbações. (...) A maior parte das artistas mulheres que conheço se sentem completamente sobrecarregadas."

-- bell hooks, Art on My Mind

INVESTIMENTO

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO

 

NO CARTÃO

​Até 4 X R$ 186,75 sem juros 

PAYPAL

À VISTA

10% de desconto do valor parcelado

​por R$ 672

PIX ou TRANSFERÊNCIA

Por que entendemos o curso como um investimento?

Você sairá do curso com uma super bagagem artística e cultural, conhecendo mais sobre a História da Arte, porém a partir de uma perspectiva diferente e inovadora. O conhecimento é um bem imaterial que adquirimos para nos tornamos pessoas mais esclarecidas e conscientes dentro da sociedade. Ir a um museu com essa bagagem não impede e nem racionaliza a surpresa e experiência sensível com a obra de arte, ao contrário, potencializa sua relação com ela.

cancelamento e reembolso

As condições de cancelamento estão indicadas em cada uma das formas de pagamento.

 Caso o evento seja cancelado (por motivo de força maior ou por não atingirmos o número mínimo de inscritos) iremos reembolsar o valor integral a todos os inscritos e estes serão comunicados previamente.

 

principais dúvidas

Onde e como o curso ocorrerá?

Os encontros ao vivo ocorrerão pela plataforma ZOOM. Um link único será gerado e disponibilizado por email antes de iniciarem as aulas. As gravações dos encontros ao vivo + aulas gravadas serão disponibilizadas no site e ficarão disponíveis por 4 meses (até 21 de março/2023).

Moro em outro país e tenho impedimento de horário, posso fazer mesmo assim?

Sim! As aulas são gravadas e você pode tirar suas dúvidas diretamente comigo por e-mail.

O curso tem certificado?

Sim! Certificado de curso livre para comprovação de horas ou para recordação. Deve ser solicitado pelx alunx no final do curso.

Qual a carga horária?

Em torno de 30h.

Preciso ter formação na área para cursar?

Não. O curso é aberto a todes que têm interesse e gostariam de uma introdução completa na História da Arte.

Não tenho como pagar. Sou mulher, artista, negra, indígena, pessoa trans, com deficiência ou mãe de filhos pequenos. Posso concorrer a uma bolsa?

Sim! Para isso você deve escrever para umtetoseu@gmail.com . Cada edição oferece 3 vagas para bolsistas. O formulário de seleção são abertos após o número mínimo de inscrites ser atingido.