mulheres

artistas 

na

história da arte

 

7ª EDIÇÃO | curso online

Um curso completo que abrange a produção de mulheres artistas desde o Renascimento até a contemporaneidade abarcando também produções para além da europeia e norte americana. 

EDIÇÃO híbrida [1 aula ao vivo + 12 gravadas]
NÃO QUER ESPERAR? INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO MULHERES ARTISTAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS AQUI!

2020-10-10-061940298_edited.jpg

3 MESES DE IMERSÃO
+
1 CURSO COMPLETO
+
1 AULA bônus
+
acesso extra de 2 MESES

quando

de 14 de julho a 13 de outubro

[aulas de 2h liberadas todas as quartas]

  • DIA 14/07: AULA DE APRESENTAÇÃO AO VIVO

  • DE 21/07 A 29/09: AULAS GRAVADAS LIBERADAS TODAS AS QUARTAS ÀS 18H

  • DIA 6/10: AULA GRAVADA BÔNUS LIBERADA ÀS 18H

Para interessades em História da Arte 

Para historiadores da arte em formação

 

Para artistas e criatives

20200922_104743_edited.jpg

sobre

o

curso

Esta 7ª EDIÇÃO do curso "Mulheres artistas na História da Arte" vem com outro formato. Teremos 1 aula ao vivo + 12 aulas gravadas, que fazem parte de uma seleção das melhores aulas das 6 edições anteriores. Este curso acompanha uma aula bônus, já que nas edições anteriores tivemos 12 aulas. Nosso curso é dividido em 3 módulos (13 encontros) e voltado para compreender a produção artística feminina que até hoje encontra-se colocada em segundo plano na História da Arte. Nossa análise será baseada na vida e produção de artistas mulheres do Renascimento italiano à contemporaneidade. Além da limitação temática imposta, algumas dessas mulheres tiveram suas obras atribuídas a homens e somente recentemente obtiveram o reconhecimento. Desse modo, pretendemos conduzir um debate sobre o olhar masculino na representação da mulher, o posicionamento das mulheres artistas no mercado e circuito de arte e sobre a produção feminina mesmo antes da mulher conquistar seus direitos e espaço dentro da sociedade.

 

Em 13 aulas iremos apresentar a produção artística, dando ênfase aos conceitos e discussões mais relevantes de cerca de 40 artistas de todo mundo.

 

1 AULA AO VIVO PELO ZOOM + 12 AULAS GRAVADAS DE 2H CADA

A apresentação do curso será ao vivo (primeira aula). As próximas serão disponibilizadas na plataforma do nosso site ao longo de 3 meses todas as quartas às 18h. O curso ficará disponível por 5 meses (3 meses do curso + 2 meses após finalização).

 Todes que fizerem o curso poderão tirar suas dúvidas diretamente comigo pela plataforma ou email.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR

Toda aula é acompanhada com sugestão de leitura e material visual exclusivo para acompanhar o curso e aprofundar o conteúdo!

 

AULAS DINÂMICAS

Elaboradas através de pesquisa e conteúdo de qualidade. Focamos nos processos artísticos e em produções potentes e relevantes.

 

BIBLIOGRAFIA

80% das leituras e material de pesquisa deste curso provém de artigos e livros acadêmicos (a maioria de mulheres teóricas) ou documentos de época. 20% de sites e catálogos de instituições de arte e jornais/revistas online.

PROGRAMA

MÓDULO I

Apresentação do curso

Mulheres na arte: temas, mercado e principais questões

Representação da mulher na arte ocidental

Mulheres artistas: Renascimento

Mulheres artistas: Barroco

MÓDULO Ii

Mulheres artistas: Rococó e Neoclássico

Mulheres artistas: século XIX

Novas possibilidades na Arte Moderna 1

Novas possibilidades na Arte Moderna 2

MÓDULO IiI

Um novo olhar: introdução à arte contemporânea

Mulheres artistas na contemporaneidade (Estados Unidos)

Mulheres artistas na contemporaneidade (Europa)

Mulheres artistas na contemporaneidade (América Latina)

Mulheres artistas na contemporaneidade (Africa do Sul e Japão) 

QUEM FEZ O CURSO E SEUS DEPOIMENTOS NO INSTAGRAM

 

Clique para aumentar

Confira nos DESTAQUES do nosso instagram mais citações

investimento

 

até 3 X R$ 220

NO CARTÃO PELO PAYPAL OU PAGSEGURO

ou

15% DE DESCONTO

à vista R$561

PIX OU TRANSFERÊNCIA 

Por que entendemos esse curso como um investimento?

Você sairá do curso com uma super bagagem artística e cultural, conhecendo mais sobre a História da Arte, porém a partir de uma perspectiva diferente e inovadora. O conhecimento é um bem imaterial que adquirimos para nos tornamos pessoas mais esclarecidas e conscientes dentro da sociedade. Ir a um museu com essa bagagem não impede e nem racionaliza a surpresa e experiência sensível com a obra de arte, ao contrário, potencializa sua relação com ela.

principais dúvidas

Onde e como o curso será disponibilizado?

Através de uma plataforma em nosso site. Toda semana uma nova aula será liberada no dia e horário combinado. Você receberá um email mais próximo da data de início explicando como funcionará o acesso e LOGIN + SENHA.

O curso tem certificado?

Sim! Certificado de curso livre para comprovação de horas ou para recordação. Deve ser solicitado pelx alunx no final do curso.

Qual a carga horária?

Em torno de 24h.

Preciso ter formação na área para cursar?

Não. O curso é aberto a todxs que têm interesse e gostariam de uma introdução completa na História da Arte.

Quanto tempo a aula fica disponível para acesso?

5 meses. 3 meses de duração do curso + 2 meses extras. O curso foi pensado para que cada alune possa retirar suas dúvidas no período estipulado e tenha comprometimento ao se inscrever no curso. Consideramos que é um tempo ideal para realizar o curso com calma, mas sem esquecer que ele existe.

CANCELAMENTO E REEMBOLSO

 

As condições de cancelamento estão indicadas em cada uma das formas de pagamento.

 

Caso o evento seja cancelado (por motivo de força maior ou por não atingirmos o número mínimo de inscritos) iremos reembolsar o valor integral a todos os inscritos e estes serão comunicados previamente.

 

20200529_181647_edited.jpg

ISABEL CARVALHO

Historiadora da arte (UERJ), mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF). Atua como professora de História da Arte desde 2013 em instituições de cultura no Rio de Janeiro e Petrópolis, como SESC e Imperator (centro cultural de referência na cidade do Rio de Janeiro). Desenvolve trabalho como produtora de conteúdo de arte desde 2018, tendo participado da cobertura de duas Feiras de Arte internacionais. Recebeu o primeiro lugar no prêmio Evanildo Bechara de incentivo à ciência em 2012 com a pesquisa sobre os arquivamentos virtuais em práticas coletivas na arte (publicada no livro Fronteiras: arte, imagem, história. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue editorial, 2014, v. , p. 191-200 de Sheila Cabo Geraldo) e convidada para apresentar sua pesquisa na 65a edição da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Vem elaborando conteúdo para o @umtetoseu desde outubro de 2019. Página destinada a refletir sobre arte contemporânea e processos artísticos, sobretudo das mulheres artistas.

DÚVIDAS

UMTETOSEU@GMAIL.COM