mulheres
[artistas[ na
história da arte

 edição especial   curso online  

Nesta edição celebramos nossa trajetória a caminho da 9ª edição do curso online que arrebatou o coração de mais de 400 mulheres pelo mundo. Trata-se de um curso completo que abrange a produção de mulheres artistas desde o Renascimento até a contemporaneidade abarcando também produções para além da europeia e norte americana. A proposta desta edição é realizar uma revisão e ampliação do curso introdutório acrescentando algumas aulas de aprofundamento.

VAGAS LIMITADAS!

17873561027386148.jpg

10 aulas ao vivo
+
5 aulas gravadas
=

EDIÇÃO MAIS COMPLETA DE TODAS!

2 DE FEVEREIRO A 6 DE ABRIL/2022

QUARTAS DE 19 ÀS 21H PELO ZOOM

GuerrillaGirls.jpg

 PARA QUEM? 

interessades em História da Arte 

historiadores da arte em formação
 
artistas e criatives

 SOBRE  

Ao olharmos mais atentamente o estudo e a escrita da história da arte vemos a repetição de diversas concepções que enfatizam a natureza individual da criatividade e genialidade de homens brancos. Iniciamos nosso curso com três aulas que previnem criticamente os métodos usados pela história da arte para construir a imagem de artista genial e as limitações das mulheres dentro da sociedade patriarcal e sexista. Além disso, apesar do curso seguir uma proposta linear, assumindo uma divisão por estilos e movimentos, nosso objetivo é desconstruir tudo isso. Construir uma história da arte dominante para desconstruí-la, afim de refletirmos sobre os cânones vigentes. Para além de uma história pautada por biografias e anedotas, o que buscamos é refletir sobre estas produções dentro de contextos e ideologias problemáticas. E o mais legal é que depois de fazer este curso você nunca mais vai olhar para a arte do mesmo jeito.

 

Em 15 aulas iremos apresentar a produção artística, dando ênfase aos conceitos e discussões mais relevantes de mais de 40 artistas de todo mundo.

Todas as quartas de 13 de outubro a 15 de dezembro temos um encontro às 19h. Intercalado aos encontros ao vivo serão disponibilizadas aulas gravadas complementares (são pitadas das aulas oferecidas na parte "modernas e contemporâneas" que foi uma continuação deste curso introdutório). Este é sem dúvida o curso mais completo sobre o assunto.

 10 aulas ao vivo + 5 aulas gravadas 

Todas as aulas ao vivo ocorrerão pelo ZOOM nas quartas de 19 às 21h (um link será enviado no começo do curso). Os encontros ao vivo são gravados e enviados a quem optou pela modalidade "gravado" (com acesso disponível por 2 semanas).

As 5 aulas gravadas serão enviadas de forma intercalada ao longo do curso por email (cada uma ficará disponível por 1 mês a todes que estiverem fazendo o curso).

 material complementar 

Toda aula possui sugestão de leitura e material visual exclusivo para acompanhar o curso e aprofundar o conteúdo. Sempre digo que o material serve como uma continuação do curso.

Será disponibilizado um pdf para download com todo o material.

 aulas dinâmicas 

Elaboradas através de pesquisa e conteúdo de qualidade. Focamos nos processos artísticos e em produções potentes e relevantes.

 bibliografia e pesquisa

80% das leituras e material de pesquisa deste curso provém de artigos e livros acadêmicos (a maioria de mulheres teóricas) ou documentos de época. 20% de sites e catálogos de instituições de arte e jornais/revistas online.

 PROGRAMAÇÃO 

parte 1  DISCUSSÕES INTRODUTÓRIAS 

 

ENCONTRO 1 

Apresentação do curso

Revisitando Linda Nochlin: as instituições e a história da arte

 

ENCONTRO 2 

A generificação do ensino no século 19

Questões institucionais na contemporaneidade

ENCONTRO 3 

Representação da mulher na arte ocidental

ENCONTRO 4 

O que é ser um artista no século 16? E uma artista mulher? Nesta aula falaremos sobre a origem artística, noções de formação e profissionalismo.

parte 2  NA HISTÓRIA DA ARTE  > todas as aulas serão ilustradas com artistas e obras dos períodos correspondentes

ENCONTRO 5 

É possível utilizar métodos convencionais da "H"istória da "A"rte para ler as obras de mulheres? Olhando a obra de diversas artistas do século 17 chegaremos a uma conclusão ou não.

ENCONTRO 6 

O foco desta aula é falar de artistas que trabalharam pré e pós Revolução Francesa trazendo um comparativo das duas produções a partir de trabalhos de mulheres artistas.

ENCONTRO 7 

Surgiram sindicatos e outros movimentos interessantes reivindicando o ensino formal e público das belas artes para as mulheres. Nosso foco será a produção, o ensino e o declínio do academismo no século 19 em Paris.

ENCONTRO 8

Com o aumento considerável de mulheres produzindo artisticamente durante o período chamado na história da arte de "modernismo", optamos por dividir o conteúdo em duas aulas. Nesta primeira falaremos de diversas artistas que fizeram parte de movimentos de vanguarda ou seguiram caminhos próprios de produção. A outra aula (gravada) analisamos duas artistas que seguiram produções autorais.

AULA GRAVADA 1  (aula de edições passadas)

Hilma af Klint e Georgia O'Keffee > disponível até 1º de janeiro de 2022

ENCONTRO 9 

Os anos 1970 foram cruciais para a revisão da História da Arte e o nascimento do que chamamos de "arte feminista". A produção artística das mulheres passou a não se pautar apenas naquilo que o mercado e a moda (dominados por homens brancos) estavam oferecendo. Veremos nesta aula aspectos importantes para compreender a produção contemporânea mundial a partir de produções norte americanas, europeais e latinas desde os anos 1970.

AULA GRAVADA 2  (aula de edições passadas)

Arte e feminismo nos Estados Unidos: um panorama geral > disponível até 8 de janeiro de 2022

AULA GRAVADA 3  (aulas de edições passadas)

Arte e feminismo na América Latina: um panorama geral > disponível até 8 de janeiro de 2022

ENCONTRO 10 

Lygia Clark, Ana Mendieta, Rosana Paulino e Doris Salcedo

AULA GRAVADA 4  (aulas de edições passadas)

Revisitando Linda Nochlin Parte II: Por que não ouve grandes mulheres _____ artistas? Um olhar decolonial da história da arte> disponível até 15 de janeiro de 2022

AULA GRAVADA 5  (aulas de edições passadas)

Mona Hatoum, Mary Evans e Chiharu Shiota > disponível até 15 de janeiro de 2022

 DEPOIMENTOS E CITAÇÕES 

Confira mais citações nos DESTAQUES do nosso instagram 

 INVESTIMENTO 

PAGAMENTOS NO CARTÃO OU PIX

PRÉ-INSCRIÇÕES COM DESCONTO ATÉ 5/01/2022

no cartão

 10% de desconto 

 DE 3 X R$ 253 

POR 4 X R$ 171 

PAYPAL 

à vista

 20% de desconto do valor parcelado original 

 R$ 607 

PIX ou TRANSFERÊNCIA

por que entendemos o curso como um investimento?

Você sairá do curso com uma super bagagem artística e cultural, conhecendo mais sobre a História da Arte, porém a partir de uma perspectiva diferente e inovadora. O conhecimento é um bem imaterial que adquirimos para nos tornamos pessoas mais esclarecidas e conscientes dentro da sociedade. Ir a um museu com essa bagagem não impede e nem racionaliza a surpresa e experiência sensível com a obra de arte, ao contrário, potencializa sua relação com ela.

marc3a7o.-sc3a1bado-14.-foto-3.jpg

 DÚVIDAS 

cancelamento e reembolso

As condições de cancelamento estão indicadas em cada uma das formas de pagamento.

 

Caso o evento seja cancelado (por motivo de força maior ou por não atingirmos o número mínimo de inscritos) iremos reembolsar o valor integral a todos os inscritos e estes serão comunicados previamente.

 

Onde e como o curso ocorrerá?

Os encontros ao vivo ocorrerão pela plataforma ZOOM. Um link único será gerado e disponibilizado por email antes de iniciarem as aulas. As gravações dos encontros ao vivo serão disponilizadas por email com link para quem fizer na modalidade gravado e ficarão disponíveis por 2 semanas. As aulas gravadas EXTRAS são disponibilizadas no dia combinado (veja a programação acima) e poderão ser acessadas até 1 mês após a data de envio. 

Moro em outro país e tenho impedimento de horário, posso fazer mesmo assim?

Sim!As aulas são gravadas e disponibilizadas para quem se inscrever na  MODALIDADE GRAVADO que fica disponível até 2 semanas para assistir e você pode tirar suas dúvidas diretamente comigo por email.

O curso tem certificado?

Sim! Certificado de curso livre para comprovação de horas ou para recordação. Deve ser solicitado pelx alunx no final do curso.

Qual a carga horária?

Em torno de 30h.

Preciso ter formação na área para cursar?

Não. O curso é aberto a todes que têm interesse e gostariam de uma introdução completa na História da Arte.

Não tenho como pagar. Sou mulher, artista, negra, indígena e/ou pessoa trans ou com deficiência. Posso concorrer a uma bolsa?

Sim! Para isso você deve escrever para umtetoseu@gmail.com . Cada edição oferece 2 vagas para bolsistas. O formulário de seleção são abertos após o número mínimo de inscrites ser atingido.

 ISABEL CARVALHO 

Historiadora da arte (UERJ), mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF). Atua como professora de História da Arte desde 2013 em instituições de cultura no Rio de Janeiro e Petrópolis, como SESC e Imperator (centro cultural de referência na cidade do Rio de Janeiro). Desenvolve trabalho como produtora de conteúdo de arte desde 2018, tendo participado da cobertura de duas Feiras de Arte internacionais. Recebeu o primeiro lugar no prêmio Evanildo Bechara de incentivo à ciência em 2012 com a pesquisa sobre os arquivamentos virtuais em práticas coletivas na arte e convidada para apresentar sua pesquisa na 65a edição da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Na pesquisa de mestrado investigou as práticas artísticas e ateliês, propondo uma reflexão sobre seu romantismo e do artista como gênio solitário, abordando a necessidade e não-necessidade do ateliê a partir de processos de alguns artistas contemporâneos. Criadora do curso Mulheres Artistas na História da Arte que está na sua sétima edição online.

DÚVIDAS? umtetoseu@gmail.com

20210630_212839.jpg