top of page
her-studio.jpg

um teto seu
os
ateliês
das artistas

CURSO ONLINE DE FÉRIAS

INSCRIÇÕES A PARTIR DE 9/12/2024

de 14 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025

Terças de 19 às 20:30h pelo Zoom* (4 encontros)

(*as aulas ocorrerão ao vivo, serão gravadas e disponibilizadas por 2 semanas para quem se inscrever na "modalidade gravada")

Quando falamos de ateliê imediatamente o associamos ao espaço privado e tradicional da produção de arte, o lugar onde a obra começa a ganhar forma em direção à sua plena existência. Com a necessidade de um espaço especializado para produção de arte, diante das técnicas e da operacionalidade, o ateliê se tornou de algum modo essencial no trabalho artístico. Em cada lugar, em cada língua, um nome diferente foi dado para este lugar de trabalho e de criação, sempre com o mesmo propósito de demarcar uma especialização: atelierstudio, taller, ateliê.

Dentro dessa especialização, fruto do advento do artista enquanto categoria profissional na  sociedade do Renascimento, também deveria haver uma necessidade outra, aquela que tem a ver com a autorrealização, ou melhor, com a necessidade relacionada à construção da identidade artística.

Portanto, o ateliê tornou-se espaço de identidade do artista, ou seja, um espaço onde se conjugam características próprias, seja a partir de um determinado gosto, uma determinada produção (objeto, projeto, vídeo etc.), um modo de operação e até uma organização.

Na contemporaneidade as novas formas de pensar o espaço da prática artística, seja ateliê ou qualquer lugar, vem da necessidade do artista de ocupar um espaço próprio para a execução da obra, um espaço de isolamento e de concentração, de definição de uma rotina de trabalho, de agenciamento de carreira – recebendo curadores, galeristas e críticos – e como depósito de obras anteriores, inacabadas ou de materiais e sobras.

CITAÇÃO

1d473e83a973cb54a9c9d343485dc0b7.jpg

ENCONTRO 1

O ateliê e mito do artista genial

Veremos a história do ateliê partindo das guildas até a consolidação da persona artística no século 19 e o protagonismo do ateliê. Discutiremos nessa aula o apagamento das mulheres na arte a partir da consolidação do mito da genialidade do artista homem e branco. Nessa aula também será abordada a relação entre o pensar e fazer nos espaços de criação.

21TATE-ITEM-superJumbo_edited.jpg

ENCONTRO 2

A paleta e o espelho

Autorrepresentação da mulher artista e seu ateliê

Ateliê como espaço do trabalho de arte

B3-EP769_SHEILA_16RH_20190730134804.jpg

ENCONTRO 3

Ateliês e linguagens artísticas desde o modernismo

VER DISSERTAÇÃO

A partir da linguagem artística e as materialidades discutiremos a relação entre os espaços e as necessidades de cada artista. Os exemplos serão focados em produções com linguagens diversas como a colagem, têxtil, fotografia, assemblage

1d473e83a973cb54a9c9d343485dc0b7.jpg

ENCONTRO 4

Ateliê como um entre-lugar: porosidade e contaminação

Artistas que estão dentro e fora do ateliê e ateliês coletivos

BIBLIOGRAFIA E MATERIAL

Toda aula possui sugestão de leitura e material visual exclusivo para acompanhar o curso e aprofundar o conteúdo. Sempre digo que o material serve como uma continuação do curso. Nossas aulas são elaboradas através de pesquisa e conteúdo de qualidade. Focamos nos processos artísticos e em produções potentes e relevantes.

Praticamente todas as sugestões de leituras e material de pesquisa deste curso provém de artigos e livros acadêmicos (a maioria de mulheres teóricas) ou documentos de época. Além de sites e catálogos de instituições de arte e jornais/revistas online. 

INVESTIMENTO

No cartão em até 3x R$132 (PagSeguro)

ou

À vista com 10% de desconto R$ 360 (Pix)

 

Por que entendemos o curso como um investimento?

Você sairá do curso com uma super bagagem artística e cultural, conhecendo mais sobre a História da Arte, porém a partir de uma perspectiva diferente e inovadora. O conhecimento é um bem imaterial que adquirimos para nos tornamos pessoas mais esclarecidas e conscientes dentro da sociedade. Ir a um museu com essa bagagem não impede e nem racionaliza a surpresa e experiência sensível com a obra de arte, ao contrário, potencializa sua relação com ela.

Bolsas integrais​

Se você é pesquisadora e/ou artista que trabalha na área do curso poderá concorrer a uma bolsa integral. Para isso você deve escrever para umtetoseu@gmail.com . Cada edição oferece 4 vagas para bolsistas. O formulário de seleção é aberto após o número mínimo de pessoas inscritas ser atingido.

Encontros ao vivo e gravações

Os 4 encontros ao vivo ocorrerão pela plataforma ZOOM. Um link único será gerado e disponibilizado por e-mail antes de iniciarem as aulas. As gravações dos encontros ao vivo serão disponibilizadas por e-mail no mesmo dia para quem se inscreveu na modalidade GRAVADO e ficarão disponíveis por 2 semanas.

 

Cancelamento e reembolso

As condições de cancelamento estão indicadas no formulário de inscrição de acordo com cada forma de pagamento.

Caso o evento seja cancelado (por motivo de força maior ou por não atingirmos o número mínimo de inscritas) iremos reembolsar o valor integral a todos os inscritos e estes serão comunicados previamente.

Imagens

Alexandre Cabanel, Michelangelo em seu ateliê, 1859.

Khadija Saye, Sothiou, 2017.

​Ateliê de Sheila Hicks (foto de Jo Metson Scott para WSJ. Magazine)

bottom of page